Psicopedagogia

O que faz um psicopedagogo?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação ao trabalho psicopedagógico. Como o próprio nome já diz, a Psicopedagogia é uma mescla entre a Psicologia e a Pedagogia, mas também se apropria de diversas outras áreas, como a neurociências, psicanálise, fonoaudiologia, biologia, entre diversas outras.

O objeto de estudo do psicopedagogo é a aprendizagem: como uma pessoa aprende? Quais são suas facilidades e dificuldades? Quando uma pessoa apresenta dificuldade de aprendizagem, as causas são emocionais, físicas, mentais, ambientais, sociais? São a essas e a tantas outras perguntas que o psicopedagogo vai buscar responder.

Sendo assim, o psicopedagogo ou psicopedagoga trabalham na prevenção, avaliação e intervenção de problemas de aprendizagem. Eles normalmente são atrelados ao baixo rendimento escolar.

Além disso, a Psicopedagogia consegue avaliar se pode existir algum transtorno envolvido nesse processo, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dislexia, Discalculia, só para citar alguns. Há a suspeita de algum transtorno quando a criança não corresponde ao que é esperado para sua idade de acordo com os marcos do desenvolvimento.

Após a investigação sobre como esse sujeito aprende, o psicopedagogo começa seu trabalho interventivo, estimulando o desejo pela aprendizagem, retomando a autoconfiança e potencialidades, além de usar de diversas estratégias para melhorar aquilo que está em defasagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s